Últimas notícias

Conservantes em cosméticos

22/02/2022

Um conservante é um ingrediente natural ou sintético, cuja função é inibir o crescimento de microrganismos no produto, conservando-o livre de deteriorações causadas por bactérias, fungos e leveduras. O primeiro aspeto a ser considerado na escolha do conservante é a regulamentação do uso de substâncias de ação conservante permitidas no REGULAMENTO (CE) Nº 1223/2009 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 30 de Novembro de 2009 relativo aos produtos cosméticos.

Os conservantes asseguram que, os cosméticos e os produtos de higiene pessoal, mantêm-se inalterados durante o seu período de utilização pelos consumidores. Devem ser submetidos a uma avaliação rigorosa, com inclusão de avaliações de segurança e ensaios de qualidade, a fim de garantir que os conservantes são seguros para uso.

Sem conservantes, os produtos cosméticos podem ser contaminados levando à deterioração do produto, é importante considerar aqui sua composição química, embalagem e o processo de fabricação.

A contaminação microbiana dos produtos, sobretudo dos aplicados em torno dos olhos e sobre a pele, pode provocar irritações ou infeções, os conservantes ajudam a prevenir tais problemas.


A eficácia do sistema conservante só pode ser garantida através de Challenge Test.

Os laboratórios ALS estão capacitados para realização de testes de eficácia da proteção antimicrobiana (Challenge Test), pesquisa e quantificação de conservantes, controlo da qualidade microbiológico e físico-químico, entre outros.

Encontramo-nos mais próximos dos nossos clientes para satisfazer as suas necessidades, em Portugal e no Mundo.

 

Para saber de que forma o podemos ajudar,

contacte-nos através de

 Ligados.a.Si@alsglobal.com