Últimas notícias

Com Prevenção e Controlo aumentamos a Segurança de todos – Safety Legionella by ALS

01/04/2021

As bactérias do género Legionella encontram-se em ambientes aquáticos naturais e artificiais, como redes de abastecimento e distribuição de água, ar condicionado e sistemas de arrefecimento existentes em edifícios, nomeadamente em hotéis, termas, centros comerciais e hospitais.

 

A exposição a esta bactéria pode provocar uma infeção respiratória, conhecida por Doença dos Legionários.

A infeção transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminadas, aerossóis de dimensões tão pequenas que veiculam a bactéria para os pulmões, possibilitando a sua deposição nos alvéolos pulmonares. A ingestão da bactéria não provoca infeção, nem se verifica o contágio de pessoa para pessoa.

 

A doença tem ocorrido sob a forma de casos esporádicos ou de surtos epidémicos, em particular no verão e outono, com maior expressão em zonas turísticas, unidades prestadoras de cuidados de saúde ou unidades industriais.

 

Em média, nos últimos anos têm sido notificados cerca de 190 a 200 casos por ano.

 

Para minimizar a proliferação de Legionella pneumophila e o risco associado de Doença dos Legionários devem ser adotadas medidas de prevenção e de controlo físico-químico e microbiológico, para manter limpas as superfícies dos sistemas de água e de ar.

 


Para serem eficazes, as ações preventivas devem ser exercidas, desde a conceção das instalações até à sua operação e manutenção.

 

Estes protocolos devem ter como base um bom conhecimento de todo o sistema e equipamentos, abrangendo uma inspeção regular a todas as partes do sistema, um programa de controlo e de tratamento da água do ponto de vista físico-químico e microbiológico, um programa de limpeza e desinfeção de todas as instalações e, por fim, a existência de um livro de registo sanitário para cada um destes protocolos


A ALS disponibiliza os Serviços de Consultoria, Formação e Inspeção para Legionella.

 

O Serviço de Consultoria é especializado no apoio e desenvolvimento do manual "Plano de Prevenção e Controlo da  Legionella",de acordo com a unidade e a legislação em vigor.  Com a análise dos riscos identificados nas instalações de cada unidade, são desenvolvidos procedimentos e métodos de intervenção para o seu controlo e mitigação. 

 

Formação específica permite aos formandos adquirir conhecimentos específicos para manter os processos sob controlo.

 

O Serviço de Auditoria e Inspeção é realizado por auditores e inspetores devidamente qualificadospermitindo ao cliente obter uma avaliação rigorosa do ponto de situação no que se refere ás ações empreendidas. 

 

As análises serão realizadas por microbiologia e por PCR, acreditados pelo IPAC.


Vamos aumentar a segurança de todos

Contacte-nos através de

comercial@alsglobal.com