Últimas notícias

Avicultura | Gallibacterium anatis - Um patogéneo emergente

07/02/2023

Gallibacterium anatis bv. haemolytica (anteriormente Pasteurella haemolytica) é um agente bacteriano comensal do tracto respiratório superior e do tracto reprodutivo inferior das galinhas.

Este agente é associado a problemas respiratórios, de fertilização, quebras de postura e picos de mortalidade.

A Gallibacterium anatis aparece frequentemente associada a co-infeções bacterianas ou víricas, seja por E.coliAvibacterium paragallinarum, Mycoplasmas, IBV, etc., onde a severidade da infeção é superior. Devido à rápida multiplicação da E.coli após a morte do hospedeiro, muitas vezes esta suplanta a G. anatis, podendo o papel infeccioso desta última passar despercebido no diagnóstico.

À necrópsia, as imagens macro não diferem das de uma infeção por E.coli, sendo possível encontrarmos lesões de septicemia, pericardites, hepatites, ooforites, degeneração folicular, salpingites e peritonites.

Os isolamentos deste agente são mais comuns em poedeiras e reprodutoras após o pico de postura, apesar de existirem registos de isolamentos noutras fases de produção, bem como em broilers e patos. Os órgãos alvo são, por ordem de importância: o coração, ovários, medula óssea, fígado, pulmão, seios nasais, traqueias e os sacos aéreos.

A nossa equipa veterinária pode ajudá-lo neste e outros diagnósticos e nas orientações para o tratamento desta patologia emergente.

 

Teste com a ALS!

Contacte-nos através de

Ligados.a.Si@alsglobal.com