Últimas notícias

ALS Portugal obteve acreditação para a Pesquisa de listeria spp. em alimentos e superfícies

17/03/2022

A ALS Life Sciences Portugal obteve a acreditação ISO 17025 pelo IPAC no âmbito da acreditação flexível para os ensaios de Pesquisa de listeria spp. em alimentos e superfícies

Bacilos anaeróbios facultativos, que se desenvolvem a temperaturas normais de refrigeração, mas que demonstram uma resistência ao calor e aos desinfetantes mais elevada do que outros microrganismos nomeadamente Enterobacteriaceae.

As principais fontes de contaminação são o ambiente, matérias-primas e manipulações. Podem sobreviver nas áreas de processamento de alimentos e no equipamento se forem utilizadas práticas inadequadas de higienização.

O cumprimento das boas práticas de higiene e fabrico assume-se como essencial para o controlo da contaminação no ambiente de processamento, em particular da contaminação cruzada.

Para além de L. monocytogenes, o género Listeria inclui ainda as espécies L. innocua, L. welshimeri, L. seeligeri, L. ivanovii e L. grayi. L. monocytogenes é considerada a única espécie patogénica deste género apesar de serem reconhecidos alguns casos de listeriose, causados por L. welshimeri, L. seeligeri e L. ivanovii.

Em alimentos submetidos a tratamento térmico, a deteção de Listeria spp. indica cozedura insuficiente ou contaminação posterior, podendo a sua presença ser utilizada como indicador da avaliação do estado higiénico. A sua presença em número elevado pode dificultar a deteção e a contagem da Listeria monocytogenes.

 

 

Para saber de que forma o podemos ajudar,

entre em contacto connosco através do email

Ligados.a.Si@alsglobal.com