Últimas notícias

Food Defense e Food Fraud

23/03/2022

A segurança e confiança nos alimentos que consumimos é de extrema importância e a implementação de um sistema de Food Defense e Food Fraud apresenta-se como uma mais valia na manutenção e confiança ao longo de toda a cadeia alimentar.

Segundo o Codex Alimentarius, o conceito Food Defense refere-se à “garantia de que o alimento não causará danos no consumidor quando preparado e/ou consumido de acordo com o uso a que se destina”.

Já o conceito de Food Fraud tem sido definido pelo Global Food Safety Initiative (GFSI) como "termo coletivo, englobando a substituição deliberada e intencional, adição, adulteração ou falsificação de alimentos, ingredientes alimentares ou embalagens de alimentos, rotulagem, informação de produto ou falsas ou enganosas declarações feitas sobre um produto para ganho económico que pode causar impacto na saúde dos consumidores.”

A adoção de um sistema de Food Defense e Food Fraud no setor alimentar é um requisito para a implementação e manutenção de vários sistemas de gestão reconhecidos pela GSFI, como por exemplo: IFS, BRC e FSSC 22000.

As principais insígnias da grande distribuição, como forma de assegurar a segurança e confiança nos produtos que fornece aos seus clientes, incentiva os seus fornecedores à implementação, manutenção e cumprimento deste requisito.

ALS dispõe de técnicos especializados na Implementação de Sistemas de Food Defense e Food Fraud, para auxiliar as empresas no cumprimento deste requisito.

 

 

 Vamos assegurar a segurança e confiança nos alimentos que consumimos 

contacte-nos através de

ligados.a.si@alsglobal.com