Salmonella spp. | Faça a distinção de estirpes vacinais e de campo
25/03/2025
O sero grupo Enteritidis de Salmonella entérica continua a representar uma ameaça global, sendo uma das principais causas de doenças de origem alimentar, normalmente contraída através do consumo de alimentos contaminados de origem animal, tais como aves de capoeira, ovos e carne.
Como fazer um controlo bem sucedido da Salmonella?
- Implementação de boas práticas na produção primária
- Realização de testes regulares para detetar qualquer contaminação.
- Utilização de vacinas contra Salmonella spp., para aumentar a resistência das aves de capoeira à exposição da bactéria e reduzir a sua disseminação.
A estirpe mutante de deriva atenuada AviproTM Salmonella VacE (que confere proteção homóloga contra o serogrupo Enteritidis) tem sido utilizada com sucesso para proteção de reprodutores e poedeiras.
Neste sentido, a diferenciação atempada da estirpe AviPro Salmonella VAC E das estirpes de tipo selvagem de Salmonella enterica ser. Enteritidis de tipo selvagem torna-se crucial para monitorizar eficazmente os isolados veterinários de aves de capoeira.
A ALS implementou o ensaio de Diferenciação de estirpe Salmonella Enteritidis vacinal (Salmonella VAC E), de forma a responder à crescente procura da diferenciação por PCR em tempo real.
Faça a distinção de estirpes
vacinais e de campo com a ALS
Contacte-nos através de Ligados.a.Si@alsglobal.com