Últimas notícias

Peróxido de hidrogénio em produtos de higiene oral

16/08/2022

Considerando a crescente consciencialização da população para as questões de higiene oral, tem vindo a verificar-se um aumento na oferta e na procura destes produtos.

No sentido de acompanhar esta tendência e garantir que o consumidor encontra produtos de qualidade, existe uma ação de supervisão pelas autoridades competentes no mercado e direcionada a produtos cosméticos de higiene oral. Esta consiste na análise química de compostos que podem estar presentes neste tipo de produtos tais como o peróxido de hidrogénio.

O peróxido de hidrogênio é um líquido incolor à temperatura ambiente e um oxidante poderoso. É uma substância usada na composição dos produtos cosméticos de uso oral com a função de branqueamento dentário. Decreto-Lei n.º 245/2012 estabelece os limites permitidos para os teores máximos de peróxido de hidrogénio na composição dos produtos cosméticos e estipula que apenas os produtos contendo quantidades inferiores a 0,1 % de peróxido de hidrogénio presente ou libertado, podem ser vendidos aos consumidores, os produtos contendo quantidades de peróxido de hidrogénio presente ou libertado, entre 0,1% e 6% apenas podem ser vendidos a médicos dentistas.

O peróxido de hidrogênio em altas concentrações causa irritação cutânea, danificando as gengivas e o esmalte e é também prejudicial se engolido.


Os laboratórios ALS tem capacidade analítica para a determinação de peroxido de hidrogénio em produtos de higiene oral, cosméticos, entre outros.

Encontramo-nos mais próximos dos nossos clientes para satisfazer as suas necessidades, em Portugal e no Mundo.

 

Para saber de que forma o podemos ajudar,

contacte-nos através de

Ligados.a.Si@alsglobal.com