Últimas notícias

Norovírus e Hepatite A | Teste com a ALS e proteja a saúde de todos

16/04/2024

Norovírus e o vírus da Hepatite A (VHA) são agentes importantes de doença viral humana de origem alimentar.

Os Norovírus podem ser divididos em sete genogrupos diferentes, dos quais os genogrupos GI e GII são responsáveis pela maioria das infeções em humanos. A maioria dos surtos de infeções por Norovírus de origem alimentar estão associados ao consumo de alimentos em instalações comunitárias com falta de higiene dos manipuladores. Geralmente são bastante persistentes em mãos, alimentos, água, e superfícies ambientais.

VHA é um vírus da família Picornaviridae responsável pela hepatite infeccionsa e pode ser dividido em 6 genótipos com base na região VPA/2A, sendo que os genótipos 1,2 e 3 são os que podem ser encontrados no ser humano. As doenças são altamente contagiosas e podem ocorrer através da via fecal-oral por transmissão direta de pessoa a pessoa ou indiretamente por contacto com fómites ou superfícies contaminadas e consumo de alimentos ou água contaminadas.

A ALS desenvolveu e implementou os métodos de Pesquisa de Norovírus e Pesquisa do Vírus Hepatite A pela Técnica de Real Time PCR. As metodologias implementadas já se encontram no âmbito da acreditação.

 

Teste com a ALS

e proteja a saúde de todos.

Contacte-nos através de

Ligados.a.Si@alsglobal.com