Últimas notícias

IFS Food versão 8

09/06/2022

Em abril do corrente ano o IFS anunciou a revisão da Norma Alimentar IFS tendo em consideração a necessidade de incluir os requisitos do Codex Alimentarius e os próximos ISO 2003-2 para normas de produtos e processos.

Um dos objetivos da revisão é garantir que se atribui ainda mais importância à abordagem do produto e do processo. Assim, a recolha de evidências para avaliar os produtos e os processos selecionados com base no risco, é um dos elementos-chave para a realização de uma auditoria IFS Food.

Das alterações previstas destacamos as seguintes:

  • O sistema de pontuação, especialmente na atribuição da pontuação B, foi adaptada e pretende ser mais coerente na redação e clarificar requisitos e regulamentos, entre outros aspetos, no que diz respeito a auditorias não anunciadas (especialmente em caso de auditorias reprovadas);
  • Os ajustamentos ao Codex Alimentarius, especialmente no que diz respeito à validação necessária do plano HACCP, colocam novos desafios aos operadores das empresas de produtos alimentares. É dada enfase na validação das medidas de controlo (ex. realização de testes anuais).
  • Estabelece periodicidades específicas para algumas atividades, (exemplo: é especificado que a revisão pela gestão deve ser efetuada de 12 em 12 meses em vez de anualmente; É referida que a verificação da higiene pessoal deve ser efetuada pelo menos de 3 em 3 meses)

ALS Life Sciences Portugal disponibiliza técnicos especializados para ajudar as empresas do setor alimentar a compreender estas e outras alterações do referencial IFS e avaliar o impacto nas suas organizações.

 

Contacte-nos através de

ligados.a.si@alsglobal.com