Últimas notícias

ALERTA! Goma de Alfarroba E410 contaminada com Óxido de etileno utilizada no fabrico de produtos alimentares

22/07/2021

A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou esta terça-feira para a possibilidade de existência no mercado nacional de alguns géneros alimentícios, com goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno, que representa um grave risco para a saúde.

Em comunicado, a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) informa que foram identificados, em junho, e notificados através do sistema de Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF), alguns géneros alimentícios (gelados) elaborados com goma de alfarroba (aditivo alimentar E410) contaminada com óxido de etileno.

“Esta contaminação, que inicialmente se considerou estar localizada e circunscrita a um lote de E410, aparentemente está disseminada por toda a Europa, pelo que a Comissão e os estados-membros decidiram tomar uma posição harmonizada”, acrescenta.

Para assegurar um alto nível de proteção da saúde dos consumidores, a DGAV indica “Nos produtos que contêm o aditivo E410 contaminado com óxido de etileno (*), não pode ser definido nenhum nível seguro de exposição para os consumidores. Desta forma, qualquer nível a que os consumidores possam estar expostos, apresenta um risco potencial para si – todos estes produtos devem ser retirados e recolhidos do mercado.

(*) o aditivo contenha um teor de óxido de etileno acima do LOQ de 0,1mg/kg, de acordo com a definição de resíduo estabelecida no Regulamento nº 396/2005.”

Pode consultar o Alerta completo da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) aqui.

Os laboratórios ALS têm disponível a determinação de óxido de etileno.

Contacte-nos através do email

comercial@alsglobal.com