Últimas notícias

Nova diretiva da EMA | Bacteriófagos para controlo de infeções de bacterianas

21/03/2023

Os bacteriófagos são vírus que têm a capacidade de infetar e matar bactérias de forma seletiva e específica. Estes têm sido estudados para serem usados na medicina veterinária como alternativa aos antibióticos.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) lançou recentemente uma nova diretriz, EMA/CVMP/NTWP/32862/2022, do Comité de Produtos Medicinais Veterinários (CVMP), que visa simplificar o processo de registo de produtos baseados em bacteriófagos na Europa.

A nova diretriz EMA fornece uma via regulamentar clara e orientações para o desenvolvimento e registo de produtos à base de bacteriófagos para uso veterinário, com foco na garantia da sua segurança, eficácia e qualidade. Questões relacionadas com a produção, caracterização, e estabilidade destes produtos também são consideradas.

Graças a esta diretiz, o acesso ao mercado europeu será mais fácil. Isto é particularmente relevante dada a crescente preocupação com a resistência aos antibióticos e a necessidade de opções de tratamento alternativas.

Além disso, esta diretriz estimulará a inovação e o investimento neste campo, o que é crucial na luta contra a resistência aos antibióticos nos domínios da saúde animal e da saúde pública.


Na ALS temos vários projetos de investigação relacionados com o uso de bacteriófagos para o controlo de infeções bacterianas em animais de produção.

 

Contacte-nos e fique a conhecer as vantagens

do uso terapêutico ou profilático de bacteriófagos

contra Salmonella ou E.coli

 

Contacte-nos

Ligados.a.Si@alsglobal.com