Últimas notícias

Mycobacterium na água

30/11/2021

As estirpes de Mycobaterium, especialmente as do complexo avium (M. avium complex - MAC), foram associadas  a algumas ocorrências em pacientes com a doença de Crohn, infeções de pele, infeções pulmonares e particularmente em doentes imunossuprimidos ou imunodeprimidos, em particular pessoas com SIDA, que foram relacionadas ao consumo normal de água doméstica.

É urgente a discussão da sua ocorrência na água, uma vez que o assunto é desconhecido pela maioria e também porque a sua pesquisa não é comum nas diversas orientações produzidas e publicadas para os vários setores de atividade dentro ou fora de áreas ligadas à saúde.

É assim necessário demonstrar a sua presença na água e usá-lo como indicador microbiológico, apreciando o meio de sobrevivência e de transmissão de infeções associadas a este grupo de Micobactérias não tuberculose e que fazem parte dos microrganismos patogénicos emergentes na água.

As Micobactérias patogénicas ambientais (PEM), especialmente as MAC e as suas subespécies paratuberculosis, merecem agora uma maior atenção no que diz respeito à água para consumo ou mesmo água de recreio.

A ecologia, infelizmente ainda pouco conhecida destes microrganismos, embora já se tenham evidenciado em diferentes ambientes e demonstrado a sua capacidade de persistir de forma simbiótica parasitando amibas e mesmo insetos, terá com certeza relação com a invulgar estrutura química muito hidrofóbica que faz com que estes microrganismos se agrupem de forma especial na interface água/ar alertando para a sua particular relevância quando existe a probabilidade de dispersão de aerossóis.

Obviamente estes factos, incrementados com a vulnerabilidade individual de alguém com baixa imunidade, alertam para o risco de infeção, particularmente em locais tão comuns como uma piscina.

É fundamental considerar estes microrganismos em qualquer plano de segurança da água tal como já se faz hoje com naturalidade quando o tema é Legionella.


Na ALS dispomos da experiência adquirida há vários anos relativamente à pesquisa de Mycobacterium sp e ficamos ao seu dispor para esclarecer qualquer questão sobre os detalhes inerentes a estes ensaios.

 

Contacte-nos através de

 Ligados.a.Si@alsglobal.com