Últimas notícias

A ALS obteve a Acreditação pelo IPAC na deteção e quantificação de SARS-CoV-2 em águas residuais

15/06/2021

A ALS Life Sciences Portugal obteve a acreditação ISO 17025 pelo IPAC para os métodos de deteção e quantificação de SARS-CoV-2 em águas residuais

No passado dia 17 de março foi publicada a Recomendação (UE) 2021/472 da Comissão Europeia relativa à estratégia comum a adotar para vigilância sistemática da presença do vírus SARS-CoV-2 na população, através da sua monitorização em águas residuais.

A vigilância sistemática de SARS-CoV-2 em águas residuais, permite implementar precocemente medidas para reduzir a transmissão na população e assim prevenir surtos posteriores.

Mais ainda, após a deteção de um surto permite avaliar a eficácia das medidas adotadas para travar a transmissão do vírus numa população.

A acreditação é o reconhecimento por uma entidade externa da capacidade, qualidade e rigor técnico do laboratório e representa uma garantia adicional na confiança dos resultados.

Os ensaios, agora acreditados, são realizados pelas técnicas de PCR em Tempo Real (RT-qPCR), para deteção do vírus, e por PCR digital (ddPCR), para quantificação absoluta da carga viral permitindo a sua monitorização de forma precisa.

O laboratório da ALS de Tondela é o primeiro laboratório em Portugal a obter esta acreditação.

 

  Para saber de que forma o podemos ajudar, entre em contacto connosco 

Ligados.a.Si@alsglobal.com