Qualidade

Controlo de Qualidade Interno

A ALS Europe Environmental possui um programa de QA/QC bastante abrangente. Os nossos procedimentos QA/QC são projectados de forma a fornecer resultados analíticos confiáveis e reprodutíveis. Todos os procedimentos analíticos da ALS são validados e na sua maioria acreditados segundo a norma europeia EN ISO/IEC 17025:2005. O controlo de qualidade é um processo sistemático e engloba entre outros:

  • calibração regular dos instrumentos
  • verificação regular da calibração por normas independentes
  • medição regular de amostras brancas
  • medição regular de amostras de controlo
  • medição regular de amostras duplicadas
  • medição regular de amostras de matriz "spiked" e de matrizes de material de referência certificados
  • medição regular de picos substitutos (para orgânicos)

Os procedimentos acima mencionados garantem que o rigor do método (precisão e veracidade) vai ao encontro das necessidades dos nossos clientes. A medição das amostras de controlo de qualidade é descrita em documentos internos da ALS. A avaliação das amostras de controlo de qualidade é baseada em procedimentos estatísticos, incluindo os gráficos de controlo de qualidade.

Uma proposta de controlo de qualidade externo

Além da qualidade dos dados internos, ALS sugere também um procedimento de controlo externo de qualidade que monitoriza a qualidade durante a amostragem e / ou transporte de amostras. Isso inclui, mas não está limitado a:

  • amostras duplicadas do cliente
  • amostras "brancas" da zona de amostragem ou do transporte de amostras

Estas amostras de QC são da responsabilidade do cliente e assim como são avaliadas pelo cliente de forma a que as amostras sejam possam ser tratadas pelo laboratório como amostras regulares. As Amostras em duplicado garantem que a amostragem foi realizada correctamente assim como monitoriza a homogeneidade da amostra. Este duplicado deverá ser colectado num recipiente diferente, mas do mesmo tipo da amostra regular. Uma amostra branca proveniente do local de amostragem pode ajudar a localizar potenciais contaminações no local de amostragem, durante o transporte ou pelo estado de recipientes usados.

Relatórios

Todos os dados relativos ao controlo de qualidade são reportados juntamente com as amostras. A ALS oferece relatórios QC abrangentes, claros, informação estruturada com todos os outliers destacados. Esta característica representa uma poupança de tempo na revisão de dados relativos ao Controlo de Qualidade, assim como fornece maior certeza na qualidade e integridade dos nossos dados.

Acreditação

Todos os Laboratórios da ALS Czech Republica são acreditados pela Instituição Checa de Acreditação (CAI) para um vasto leque de análises (laboratório de análisess no. 1163). Todos os laboratórios ALS na Suécia são acreditados pela SWEDAC. Todos os laboratórios são avaliados através da norma internacional EN ISO/IEC 17025:2005.

Validação de Métodos Analíticos

De acordo com a norma internacional EN ISO/IEC 17025:2005 , "validação é a confirmação pelo exame e pelo fornecimentos de provas objectivas para que os requisitos particulares de uma utilização específica pretendida, sejam cumpridos."

Assim, a validação inclui a determinação das características do método (exactidão, precisão, linearidade, robustez, limites de detecção e quantificação, selectividade, série de trabalho, a incerteza expandida) e é realizada para demonstrar que o método é o mais adequado para o uso pretendido. Nem todos os parâmetros mencionados acima são sempre investigados, mas a adequação do método ao objectivo necessário é sempre garantido. O desempenho dos métodos validados inclui também, na medida do possível, a comparação dos resultados obtidos com outros métodos e resultados de comparações interlaboratoriais. O processo de validação é sempre documentado num relatório de validação.