Últimas notícias

Os laboratórios ALS oferecem a determinação de compostos perfluorados seleccionados (PFC) em água

04/02/2015

As substâncias Polifluoradas são poluentes ambientais orgânicos persistentes com um potencial para a bioacumulação . Os compostos têm tipicamente 4 a 16 átomos de carbono e contêm uma parte hidrofílica e uma parte hidrofóbica , que está total ou parcialmente fluorada .

Os Fluorocarbonos são extremamente estáveis ​​termicamente , incombustíveis , resistentes a ácidos, bases , oxidantes fortes e à fotólise . Têm aplicação numa grande variedade de indústrias - tratamento de superfície para tapetes , tecidos , couro e papel ; produção de revestimentos à prova de fogo e aditivos para tintas , produção de detergentes , pesticidas e outros usos. No entanto, devido a efeitos adversos sobre o ambiente (toxicidade, bioacumulação) , o uso dessas substâncias tem sido gradualmente reduzida.

Os Estados-Membros da UE monitorizam a concentração de ácidos perfluorobutanosulfonico e outros derivados (PFC) em águas superficiais, no âmbito da directiva do Parlamento Europeu e da Directiva 2000/60 / CE (alteração 2013/39 / UE).

Os laboratórios ALS realizam a determinação destas substâncias , utilizando equipamentos modernos: dois dispositivos LC- MS / MS , ou seja, cromatografia líquida de ultra- eficiência acoplada a espectrometria de massa. Uma equipa de analistas experientes optimizaram o procedimento que é baseado no método de injecção directa com adição de padrão de extracção. Actualmente, o método permite determinar 17 compostos perfluorados com um limite de quantificação de 0,01 mg / L por analito. O método encontra-se acreditado.