Últimas notícias

Listeria spp | Teste com a ALS!

15/11/2022

Bacilos anaeróbios facultativos que se desenvolvem a temperaturas normais de refrigeração, mas que demonstram uma resistência superior ao calor e aos desinfetantes do que outros microrganismos.


Principais fontes de contaminação e como controlá-la

As principais fontes de contaminação são o ambiente, as matérias-primas e as manipulações.

Sabia que, se forem utilizadas práticas inadequadas de higienização, esta espécie pode sobreviver nas áreas de processamento de alimentos e no equipamento?

Assim, o cumprimento das boas práticas de higiene e fabrico é essencial para o controlo da contaminação no ambiente de processamento, em particular da contaminação cruzada.


Para além de L. monocytogenes, o género Listeria inclui ainda as espécies:

  • L. innocua
  • L. welshimeri
  • L. seeligeri
  • L. ivanovii 
  • L. grayi.

L. monocytogenes é considerada a única espécie patogénica deste género apesar de serem reconhecidos alguns casos de listeriose, causados por L. welshimeri, L. seeligeri L. ivanovii.

Em alimentos submetidos a tratamento térmico, a deteção de Listeria spp. indica cozedura insuficiente ou contaminação posterior. A sua presença em número elevado pode dificultar a deteção e a contagem da Listeria monocytogenes.


A Als life Sciences Portugal pode ajudá-lo através de serviços laboratoriais com ensaios acreditados de Pesquisa de listeria spp em alimentos e superfícies, e com Ensaios de contagem de listeria spp. em alimentos.

 

Para saber de que forma o podemos ajudar,

contacte-nos através de

Ligados.a.Si@alsglobal.com